sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Anatel pode proibir celular falsificado

Pode ser que seu MPX, aquele com 25 funções e que custou pouco mais de 200 reais, esteja com os dias contados. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o volume de consumo desses aparelhos, a maioria proveniente da China, já incomoda às operadoras e à Anatel, já que esses celulares não têm autorização do orgão para funcionar e, portanto, são considerados ilegais.
Dos 202,9 milhões de linhas de celular pós-pagos no país, 20% usam aparelhos sem certificação da Anatel. Entre os pré-pagos, o número chega a 40% em grandes cidades, como São Paulo e Rio. De acordo com a Anatel, esses números representam um aumento de 67% em pouco mais de um ano – no começo de 2010, cerca de 12% dos celulares eram ilegais.
Se você tem hábito de pegar transporte público, tem ideia do tamanho do problema. Já reparou na quantidade de pessoas que, no lugar de celulares da grandes fabricantes, usam aparelhos ‘genéricos’? Pois é, eu já. E nem precisa ir longe pra comprar: na Grande São Paulo, dá pra encontrar modelos diversos sendo vendidos em galerias dentro das estações de trem e metrô.

Vamos sentir falta dos HiPhone
Os fabricantes reclamam: dizem que perdem R$ 1 bilhão de reais por ano, e isso é quase 20% de tudo que eles ganham. Em 2008, era 10%. O motivo do crescimento, além do preço baixo para smartphones com várias funções, é a pouca oferta de telefones dual-SIM nas grandes operadoras. A Samsung oferece alguns modelos, mas geralmente eles são vendidos desvinculados de contrato e, portanto, são mais caros.
E aí, o Ministério Público Federal está preparando uma ação para tentar bloquear tecnicamente o uso desses aparelhos. Fica a pergunta – COMO fazer isso? O MP tem duas maneiras possíveis de tentar inutilizar aparelhos não-certificados. Mas as duas têm problemas.
Opção 1: dar uma senha para todo mundo que tem um celular certificado no Brasil e vincular a senha a um SIM específico. A minha aposta é que, se a ação tiver sucesso, é por essa linha que a Anatel vai seguir. E imagina como vai ser um inferno usar seu SIM em outro aparelho, coisa que hoje em dia é super fácil e inclusive hábito de muita gente por motivos diversos – eu, por exemplo. Provavelmente, vai demandar horas em um SAC de operadora.
Opção 2: bloquear IMEIs – tipo números de série, únicos em cada celular – falsificados. As operadoras se encarregariam disso. Mas muitos aparelhos falsificados usam IMEIs de celulares verdadeiros, e aí os donos desses aparelhos legítimos provavelmente ficariam um pouco chateados.

Fonte: Disque Blog
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...