segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Reconhecimento facial: veja como funciona

Uma câmera e um programa adequado. Só isso basta para identificar uma pessoa, automaticamente, por meio do reconhecimento facial. Graficamente, nosso rosto é composto por muitos pontos e algumas medidas, como o comprimento da linha da mandíbula, tamanho do crânio, distância entre os olhos, largura do nariz, entre outros.

"No caso de gêmeos, para nós não há diferença, mas o reconhecimento facial capta pequenas diferenças que a olho nu não seriam vistas. Sempre alguma distância entre os olhos ou tamanho do nariz ou lábio pode ser identificada como uma diferença para que o software indique que aquele é um e não o outro", conta Maurício Nozaki, diretor de tecnologia.

Assim que o software lê essas informações, por meio da câmera, o rosto daquela pessoa é automaticamente codificado em uma sequência digital. Este número, a partir daí, é anexado ao cadastro do indivíduo. Ou seja, toda vez que ele passar por aquela câmera, as suas informações faciais serão comparadas com um banco de dados. A pessoa é identificada, independentemente do corte de cabelo, do uso ou não de óculos, por exemplo.

Como o conjunto de medições do rosto é único para cada pessoa, a precisão do reconhecimento facial é sempre muito alta; normalmente muito perto dos 100%. E o sistema é rápido, conseguindo identificar até 20 rostos simultaneamente, a uma velocidade de 100 mil faces por segundo.

"Não tem erro, o que ele mostra é uma imagem comparada a outra que já foi armazenada anteriormente. Então, ele compara as duas imagens e fala qual a porcentagem de similaridade que existe nesses dois meios", explica Maurício.

Entre os métodos de segurança mais comuns, a biometria facial é um dos mais difíceis de ser burlado. Fizemos um teste usando primeiro uma foto em alta definição feita com um telefone celular e até um vídeo HD. E nada enganou o sistema.

"Quando você coloca, por exemplo, uma foto ou uma filmagem feita de um celular, ele consegue admitir que não tem profundidade, que não são 3D. Então, ele procura os pontos, tenta achar uma combinação, apesar de entender que a distância entre os olhos e os tamanhos são os mesmos, mas não consegue ter noção de profundidade", diz o especialista.

A tecnologia de reconhecimento facial ainda é pouco utilizada no Brasil. E suas aplicações vão muito além de identificar um suspeito em meio a uma multidão, por exemplo. A biometria do rosto também pode ser uma forma menos intrusiva de identificar pessoas nas empresas, academias, condomínios e até escolas.

Você também pode brincar de reconhecimento facial com um programinha que elimina a necessidade de senhas e ativa seu computador por reconhecimento do rosto. Além de usar um software que, através da webcam, transforma qualquer objeto em um mouse ou joystick.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...