quarta-feira, 2 de março de 2011

Como escolher seu próximo videogame?

Está com grana no bolso e quer comprar um console de nova geração, mas está em dúvida de qual sistema escolher? Vamos dar uma ajudinha para você escolher a máquina perfeita para você!
A primeira coisa a se levar em consideração é refletir em que tipo de gamer você é: casual, médio, hardcore? Você é muito fã de uma certa franquia? Você gosta de jogar com amigos ou prefere jogar sozinho para curtir o game mais intensamente? Confira algumas destas respostas e o videogame mais recomendado para você:

Sou um gamer casual

Você é do tipo que só joga de vez em quando? Mais para descontrair mesmo, joga inclusive com a namorada e com os amigos no meio de um churrasco de fim de semana? Ou ainda joga pela diversão rápida e descompromissada? Os videogames da Nintendo são justamente fabricados para este tipo de público, em especial o Nintendo Wii que investe pesado na campanha de marketing que une toda a família para a jogatina.

Sou um gamer mediano
Se você é do tipo que joga com uma certa frequência, mas gosta de diversificar nos estilos de jogos através de uma vasta biblioteca de games, então o seu console deve ser o Playstation 2, afinal este é um console casual e hardcore o bastante para agradar a gregos e troianos. Ele possui uma biblioteca enorme e seus títulos prezam pela alta qualidade. O problema é que games para o Playstation 2 já não são mais lançados, o que significa que se você é do tipo que fica ligado nas novidades terá de investir em outro console.


Sou um gamer hardcore

Você é do tipo que joga por várias horas a fio, não se importa em gastar um pouco mais para possuir o videogame com melhores gráficos, que tenha os jogos mais badalados (as super-produções) e provavelmente joga todos os dias e sempre está de olho nos grandes lançamentos da temporada. Então há duas opções, o Playstation 3 e o Xbox 360.

A diferença entre esses dois consoles é que o Playstation 3 roda Blu-Ray, ou seja, para assistir filmes em alta-definição este é o melhor sistema. Já o Xbox 360 conta com a melhor rede online dentre os videogames caseiros, se você pensa em jogar com seus amigos este é seu sistema.

Além da questão de “qual gamer eu sou”, é sempre bom levar em consideração o console em si, para que depois não haja arrependimentos. Veja este mini-guia:

Xbox 360

Primeiro console da atual geração, ou seja, é o mais velho dentre os três. Roda jogos e filmes em DVD. Seus principais chamarizes é a rede Xbox Live para partidas online, além disso, o Xbox 360 possui games em alta resolução e alguns dos jogos exclusivos mais badalados da atual geração comoGears of War e Halo 3, por exemplo.

Ele também conta com apoio irrestrito das principais publishers como Rockstar (GTA), Activision (Call of Duty), Capcom (Street Fighter IV) e EA Games (Battlefield).

Franquias exclusivas: Halo, Gears of War, Fable, Forza Motorsport, Alan Wake etc.

Wii

O Wii é o mais atual console da Nintendo, sua atração principal é o controle de movimentos Wii Mote, porém este já não é uma atração unicamente da Nintendo, pois o Playstation 3 já possui um controle deste tipo e o Xbox 360 possui um acessório que reconhece os movimentos do jogador. Entretanto o Wii é o único que já vem com o sensor de movimentos direto de fábrica, o que significa que o jogador não terá de investir mais se quiser experimentar um controle sensível a movimentos.

O Wii em geral possui um grande apoio das publishers, porém os games deste console são desenhados praticamente exclusivamente para ele. Jogos como Batman Arkham Asylum, por exemplo, não poderiam ser encontrados para ele. O principal motivo disto é que o Wii não é um console em HD como seus concorrentes, os gráficos dele são similares aos do Playstation 2 para efeito de comparação. Ao menos os jogos que a Nintendo produz para seu próprio console são em geral muito bons e divertidos.

Séries exclusivas: Mario Galaxy, Legend of Zelda, Donkey Kong Country (Returns), Mario Kart, No More Heroes etc.

Playstation 3

Ele é considerado o maior media center da atualidade, pois roda jogos em alta definição, filmes e jogos em blu-ray, músicas em diversos formatos. Por ser um console desenvolvido para um público mais despojado, o preço do Playstation 3 é mais alto que seus concorrentes, sobretudo no Brasil.

Ao contrário dos outros consoles, o Playstation 3 somente foi desbloqueado há pouco tempo, os outros dois já haviam sido desbloqueados há muito tempo.

O apoio das publishers ao Playstation 3 é muito amplo, sobretudo das 3rd Parties japonesas como a Square-Enix. O Playstation 3 é um console muito poderoso e seu limite gráfico até então não foi explorado, segundo dizem os produtores de games, especula-se que o sistema deverá durar por pelo menos mais 2-4 anos.

Séries exclusivas: God of War, Uncharted, Gran Turismo, Heavy Rain, etc.

Pra finalizar, temos um pequeno guia sobre como escolher um sistema, do Game Girl.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...