sábado, 26 de fevereiro de 2011

Apple renova linha MacBook Pro com última geração de chips Intel e com nova porta Thunderbolt


A Apple lançou nesta quinta-feira (24) a atualização da família de notebooks MacBook Pro com última geração de processadores e uma nova câmera FaceTime HD. Apresentando os mais recentes CPUs dual-core e quad-core da Intel, toda a linha MacBook Pro está até duas vezes mais rápida que a geração anterior.


Apple lançou nesta quinta-feira (24) a atualização da linha MacBook Pro (Foto: Divulgação)


Os novos modelos de 15 e de 17 polegadas vêm equipados com o processador Intel Core i7 e velocidade de 2,3 GHz chegando até 3,4 GHz. Segundo a companhia, os aplicativos ficam até duas vezes mais rápidos do que com os processadores anteriores. Já o notebook de 13 polegadas vem com processador Intel Core i5 de 2,3 GHz ou com o i7 de 2,7 GHz.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Polícia invade casa de hacker do PlayStation 3

No início desta semana, um dos hackers responsáveis pelo desbloqueio do PlayStation 3, o alemão "graf_chokolo", teve sua casa invadida por policiais, acompanhados por um representante da Sony. As autoridades apreenderam computadores, consoles e todas as provas relacionadas ao 'crime' envolvendo o PS3 e que serão usadas nos tribunais.

A Sony vem tomando várias medidas legais ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, outro hacker que destravou o PlayStation 3, George Hotz, arrecada dinheiro para contratar advogados e entrar na batalha judicial contra a fabricante.

Graf_chokolo é um dos hackers que reintegrou a instalação de sistemas operacionais livres no console, recurso bloqueado pela Sony anteriormente, visto que esse abria portas para o desbloqueio total do PlayStation 3.

De acordo com o site Kotaku, a Sony já confirmou o ocorrido na Alemanha, mas preferiu não entrar em detalhes, uma vez que o caso deve ser decidido nos tribunais.

Tudo o que você precisa saber sobre o Thunderbolt, esta nova tecnologia para conexão de periféricos a PCs e Macs

O anúncio dos novos modelos de MacBook Pro também marcou a estréia de uma nova tecnologia para conexão entre periféricos e computadores, batizada de Thunderbolt. Desenvolvida em conjunto pela Intel e Apple, ela promete revolucionar o mercado da informática da mesma forma que o USB fez há uma década e deverá estar presente em PCs de todos os fabricantes. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre este novo padrão.
O que é o Thunderbolt?
Thunderbolt (também conhecida como Light Peak) é uma nova tecnologia para conexão entre computadores e periféricos, desenvolvida pela Intel com a colaboração da Apple e que combina dados, vídeo, áudio e energia em um único cabo. Baseado nos padrões DisplayPort e PCI Express, o Thunderbolt permite conexões de altíssima velocidade a periféricos como discos rígidos, arrays RAID, sistemas de captura de vídeo e interfaces de rede, e também pode transmitir vídeo em alta-definição usando o protocolo DisplayPort. Cada porta Thunderbolt também oferece até 10 W de energia para os periféricos conectados.
Todos os computadores terão Thunderbolt?
A idéia é popularizar ao máximo a tecnologia. A Intel diz estar “colaborando com toda a indústria em uma gama de dispositivos compatíveis, incluindo computadores, monitores, dispositivos de armazenamento, câmeras, docking stations e mais”. E além da Apple empresas como a Aja, Apogee, Avid, Blackmagic, LaCie, Promise e Western Digital já anunciaram sua adoção ao padrão.
Com os novos MacBooks a Apple é a pioneira no lançamento e está adotando o Thunderbolt em toda sua linha de portáteis MacBook Pro, mesmo no modelo mais barato. Portanto, é provável que ao longo do ano a tecnologia se espalhe por todos os outros produtos da empresa. 
O Thunderbolt irá substituir o FireWire e USB?

Sony mostra notebooks coloridos da linha Vaio



Depois dos novos modelos (que chegaram ao Brasil), a Sony colocará à venda mais opções da linha Vaio que foram expostas na CES. Dessa vez, os escolhidos foram os coloridos portáteis da série C, que agradariam com certeza os mais jovens.

Os notebooks têm opções de acabamento com tons berrantes de laranja, rosa ou verde. O teclado e o touchpad são pretos ou cinzas, mas os botões também brilham. As teclas separadas são retroiluminadas, acentuando o efeito neon criado pelo aparelho.

A configuração básica dos novos Vaio C tem um processador Sandy Bridge com Intel Core i5-2410M, memória RAM de 4 GB e placa de vídeo AMD Radeon HD 6470M. As conexões são Bluetooth, Wi-Fi Direct, leitor de cartões SD, drive de DVD e porta USB 3.0.

Haverá dois modelos iniciais dos novos notebooks. O CA, com tela de 15,5 polegadas, e o CB, com 14,5 polegadas. Outros detalhes dos aparelhos serão divulgados até 13 de março, data em que eles começarão a ser vendidos pela Sony americana. Até lá, ele já pode ser encomendado pelo site da fabricante pelo valor mínimo de 880 dólares.

Fonte: Info Abril

Google altera algoritmo de busca para rebaixar sites de má qualidade


O Google anunciou na quinta-feira (24) uma mudança importante no seu algoritmo de pesquisa em um esforço para melhorar o ranking dos sites de alta qualidade nos resultados de busca. O objetivo é reduzir a visibilidade das páginas de baixa qualidade.

Embora a empresa não tenha dito explicitamente, a mudança parece ser dirigida, em parte, às chamadas "fazendas de conteúdo" (content farms), que geram artigos baseados em pesquisas populares para subir ao topo do ranking e atrair cliques.

O Google vem enfrentando críticas por parte de alguns usuários por permitir que artigos que não são úteis apareçam com destaque nos resultados da pesquisa. Isso agora mudou, de acordo com a empresa.

A empresa disse que faz cerca de 500 mudanças em seu algoritmo por ano, mas a maioria é tão pequena que a empresa prefere não anunciá-la. Porém, esta última modificação irá afetar 11,8% das buscas, valor grande o suficiente para alterar significativamente os resultados que as pessoas vêem.

Empresa 'Xoom' processa Motorola por lançar tablet com mesmo nome

Uma operadora de transferência on-line chamada “Xoom” está processando a Motorola Mobility por infração de marca registrada. A companhia lançou na quinta-feira (24) nos Estados Unidos o tablet com Android 3.0 também de nome “Xoom”.

A empresa Xoom Corp. é baseada em San Francisco (EUA) e oferece os serviços on-line desde 2003. Segundo a "Bloomberg", a marca foi registrada em 2004, de acordo com uma denúncia apresentada em um tribunal federal em San Francisco.

“Para confundir e enganar os consumidores, a Motorola, sem autorização, se apropriou, deliberada e ilegalmente, do nome e do direito da marca ‘Xoom’”, disse a companhia na denúncia. “Xoom.com” permite que usuários transfiram dinheiro pelo site para mais de 30 países.

[VIDEO] Guerreiro lutando contra o telão



Vi o video no Facebook, achei muito interessante. A tecnologia visual e sonora sem dúvidas ficou praticamente impecável nesse caso. Enjoy!

Xperia X8: um Android modesto, honesto e com preço camarada

Você quer um smartphone Android mas não faz questão de uma “super máquina” nem quer gastar muito? Então dê uma olhada no Sony-Ericsson Xperia X8, modelo de entrada da empresa que é um meio-termo entre o top de linha Xperia X10 e os diminutos Xperia X10 Mini e Mini Pro. Seu maior atrativo é o preço sugerido pelo fabricante: R$ 649 (sem subsídios de operadora), o que o coloca entre os aparelhos Android mais baratos no mercado nacional no momento.

Na embalagem você vai encontrar, além do aparelho, um cabo USB, carregador de tomada, fones de ouvido com microfone e um cartão de memória microSD de 2 GB. Se desejar mais espaço para suas músicas e fotos é só trocar o cartão: o Xperia X8 aceita modelos de até 16 GB.

Disponível em duas cores (preto ou branco com rosa) o X8 tem um design derivado do X10 Mini, com uma tampa traseira curva e frente dominada pela tela, com apenas três botões abaixo dela: Menu, Home e Back. Infelizmente eles são estreitos e um tanto duros, o que incomoda no dia-a-dia. Os botões de volume e da câmera, na lateral direita, sofrem do mesmo problema.

Embora a tela de 3” não seja tão espaçosa quanto a do X10, tem bom tamanho e resolução mais alta (320 x 480 pixels) que a de modelos na mesma faixa de preço, como o Samsung Galaxy 5. Isso é uma vantagem na hora de navegar na web (você vê mais da página de uma vez só), assistir vídeo e até jogar.

Mas a tela também tem uma desvantagem: ela não é multitoque. Isso impede o uso de gestos como a “pinça” com os dedos para aproximar ou afastar páginas web e imagens, e também prejudica jogos que usam um sistema de joystick virtual com direcional e botões na tela, já que não é possível “correr e pular” ao mesmo tempo. Além disso, notamos uma certa dificuldade em tocar itens muito próximos à borda da tela.

Falando em jogos o Xperia X8 até que se sai bem com eles, seja em títulos casuais como EVAC, Angry Birds e Jewels ou jogos um pouco mais sofisticados e com gráficos 3D como Fruit Ninja ou Raging Thunder 2. Não é o smartphone ideal para um gamer (esse seria outro modelo da Sony-Ericsson, o Xperia Play), mas dá para se divertir.

[POLÊMICA] Site americanas.com tenta subornar cliente que não recebeu sua compra

Site muito conhecido na Internet tenta subornar clientes para que a matéria não seja exibida. Os clientes pagaram pelo produto e o mesmo não foi entregue. Veja o vídeo até o final:



Complicado heim? Eu já fiz várias compras no site, e foi tudo bem. Vamos ver a repercussão do caso.

Fonte: Roubei do Twitter do Dan Soares, o Xpock

Vazam supostas fotos do IPad 2 dummy em blog japonês.


Fotos de um iPad 2 dummy (unidade de demonstração/brinquedo, uma espécie de mockup físico) publicadas hoje por um blog japonês dão novas ideias de como poderá ser o visual final da nova versão da tablet, que conheceremos na quarta-feira que vem.
Eis um comparativo com o iPad atual:
Mockup dummy do iPad 2
No close, dá para ver o quanto novo iPad poderá ser mais fino que o de hoje:
Mockup dummy do iPad 2

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Symbian continua forte nos planos da Nokia para o Brasil

Nós estamos falando um bocado do futuro da Nokia depois da parceria com a Microsoft anunciada há duas semanas. Parece que todo mundo sabe que os melhores celulares da empresa daqui a alguns meses virão com o Windows Phone e que o Symbian está morrendo. Mas “todo mundo” é muita gente. E a verdade é que a enorme maioria dos consumidores nem sabe do que estamos discutindo. E a Nokia fica feliz com isso.
Hoje, em meio ao anúncio da transferência da sede latino-americano da empresa de Miami para São Paulo, o presidente da empresa no Brasil, Almir Narcizo, contou uma história para refletir o argumento pró-Symbian. Ele disse que acabou de chegar de um encontro com varejistas do Nordeste – onde a marca é fortíssima -, e que a única dúvida deles era “quando que a Nokia vai fazer um celular com dois chips” (serão 3 ainda no primeiro semestre, adiantou Narcizo). Ninguém perguntou sobre Windows Phone. Até porque, a bem da verdade, smartphones ainda não são tão queridos pelos grandes revendedores, justamente pelo preço alto demais. A Nokia revelou que no Brasil o C3 é o grande bestseller e o N8 não está indo exatamente mal. Symbian? Ninguém reclama disso.

Diferenças básicas entre os padrões SATA I e II

No artigo abaixo, falarei sobre o padrão SATA. Veremos o padrão SATA 1 e 2. Hoje em dia já existe o padrão SATA 3. Mas é interessante ver desde o principio, em breve falarei sobre o padrão atual.

SATA-II na realidade é o nome da organização que foi formada para especificar o padrão das novas gerações de Discos Rígidos SATA. A confusão foi tão grande, não só aqui no Brasil mas no mundo inteiro, que essa organização mudou o nome e atualmente se chama SATA-IO (Serial ATA International Organization) clique aqui para conferir a versão em inglês.

Então qual é o nome correto para os já conhecidos SATA-I e SATA-II???

A nomenclatura correta é;
SATA-I = SATA-150 ou SATA 1,5Gb/s
SATA-II = SATA-300 ou SATA 3Gb/s

Observação:
3Gb/s são 375MB/s e não 300MB/s
1,5Gb/s são 187,5MB/s e não os 150MB/s
Porém o correto realmente é usarmos 150MB/s e 300MB/s porque temos que considerar que 20% de banda servem apenas para informações de paridade.

Mas qual o problema de chamarmos o SATA-300 de SATA-II???

Windows 8 para tablets terá aparência diferente da nova versão para PCs

Steve Ballmer, presidente da Microsoft
O presidente da Microsoft, Steve Ballmer, afirmou em janeiro, na abertura do Consumer Electronics Show 2011, que a nova versão do sistema operacional Windows será compatível não apenas com os computadores tradicionais, com arquitetura Intel, mas também com equipamentos mais leves, com processadores ARM e tela sensível ao toque. Mas embora PCs e tablets compartilhem as entranhas do Windows 8, cada tipo de aparelho poderá exibir uma "cara" diferente, mais adaptada ao formato do aparelho.

Segundo fontes ligadas à empresa de Redmond, a decisão da Microsoft de criar uma interface gráfica específica, e não um sistema operacional completamente independente para tablets, foi tomada com base na percepção da empresa de que o principal ativo da companhia é a onipresença do Windows -- e do pacote Office -- no ambiente corporativo.

"Acreditamos que o usuário vai querer fazer com o tablet tudo o que ele faz em seu computador no escritório", afirmou, ao G1, o vice-presidente sênior da divisão de comunicações móveis da Microsoft, Andy Lees, durante evento no Mobile World Congress de Barcelona. Por isso, segundo Lees, a empresa desistiu de simplesmente adaptar o Windows Phone 7, sistema operacional da empresa utilizado em telefones celulares e que será adotado pela Nokia, para a tela maior dos tablets.

A principal vantagem, do ponto de vista do consumidor, é que será possível utilizar, nos tablets, programas desenvolvidos para Windows. Isso não é possível, por exemplo, com o iPad, que não é compatível com aplicativos criados para computadores Mac.

Tratamento das nossas encomendas pelos funcionários dos Correios



Vídeo um pouco antigo, mas coloco aqui para relembrar.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Apple: em busca da bateria perfeita

Enquanto a capacidade de processamento dos celulares se aproxima cada vez mais da velocidade dos computadores pessoais, o desafio das fabricantes passa a ser outro: desenvolver tecnologias de energia mais eficientes e duradouras.


Quem tem um smartphone – qualquer um! – provavelmente não está satisfeito com a duração da bateria dele. Wi-Fi, 3G, jogos e vídeos consomem uma quantidade de energia acima da média e, antes que você perceba, precisa recarregar o celular todo dia. Se esquecer de levar o carregador ao trabalho, ferrou. Quem nunca mandou e-mail coletivo ou falou em voz alta no escritório algo como “Quem tem um carregador de (insira aqui a fabricante do seu aparelho)?”


Enquanto os carregadores não adotam de vez o padrão universal – essa perspectiva já é realidade! – a Apple corre atrás de desenvolver uma bateria de lítio que dure mais do que as tradicionais sem aumentar de tamanho.

O rumor é do Apple Insider, dando conta de uma nova patente publicada pela empresa no registro norte-americano de patentes na última semana. Chamado de “Aumentando a densidade da energia em baterias de células de lítio recarregáveis”, o documento descreve uma tecnologia de recarga para as baterias chamada CC-CV, que permitiria que o material de que é feito o anodo da bateria fosse mais eficiente energeticamente, sem aumentar nem o tempo de recarga, o ciclo de vida ou o tamanho da bateria.

É importante lembrar que a Apple tem patente até de bicicleta com iPod embutido, e estamos provavelmente meio longe de ver algo assim no mercado. Mas não deixa de ser um esforço muito apreciado.

Fonte: DisqueBlog

Windows 7 - Microsoft lança o SP1 do seu último sistema

O sistema operacional Windows 7, da Microsoft, ganhou o seu primeiro service pack (SP1). Trata-se de um pacote de atualização que traz todas as correções disponíveis até agora para a plataforma em termos de segurança, desempenho e estabilidade, além de alguns aperfeiçoamentos. Por isso, é BEM IMPORTANTE fazer o download, que foi liberado nesta segunda-feira.

A melhor forma de atualizar o Windows 7 com o SP1, conforme orientação da própria Microsoft, é via Windows Update.

Se você mantém ativadas as atualizações automáticas do Windows Update (procedimento que é o recomendado), o sistema irá avisar quando o SP1 estiver lá. Caso contrário, vá no botão Iniciar e clique em Todos os programas/Windows Update e verifique se há atualizações. O SP1 aparecerá em Atualizações Importantes. Espiem na imagem abaixo:

Antes de baixar e instalar o SP1 no Windows 7, confira algumas dicas da Microsoft:

* Faça back-up dos seus dados em um HD externo, pen drive, DVD/CD ou na internet.
* Faça uma varredura no seu computador para se certificar de que não está infectado, o que poderia comprometer a instalação do SP1 e futuras atualizações do Windows 7. Lembrando: a própria Microsoft tem um antivírus gratuito que pode ser baixado em www.microsoft.com/security_essentials/default.aspx?mkt=pt-br
* Se estiver instalando o SP1 em um laptop, plugue a máquina na tomada.
* Salve seus dados já que será necessário reiniciar o PC. A instalação leva cerca de 30 minutos.
* Há espaço livre no seu computador? Os requisitos de espaço em disco estimado são 750 MB (versão 32 bits) e 1050 MB (versão 64 bits) para instalações via Windows Update.

Fonte: Blog da Vanessa Nunes

Principais diferenças entre impressoras a Laser, Jato de tinta e Matricial

Retirado

Celulares alteram o cérebro, mas efeitos na saúde são desconhecidos

Um estudo divulgado na edição desta quarta-feira (23) da revista da Associação Médica dos Estados Unidos (JAMA, na sigla em inglês) mostra que celulares alteram os níveis de açúcar (glicose) no cérebro, mas não chegaram a uma conclusão sobre os efeitos do uso do aparelho à saúde das pessoas.

A pesquisa foi coordenada por Nora Volkow, dos Institutos Nacionais de Saúde norte-americanos (NIH, na sigla em inglês), e contou com 47 participantes, monitorados durante todo o ano de 2009.

Os voluntários usaram o aparelho nas orelhas esquerda e direita e foram submetidos a exames de tomografia para verificar como o cérebro estava sendo afetado pela exposição à radiação do aparelho.

A comparação foi feita com o telefone ligado e desligado, mantido próximo ao corpo dos participantes durante 50 minutos. Os médicos descobriram que, embora o cérebro inteiro não fosse alterado, algumas regiões, especialmente aquelas mais próximas à antena do celular foram afetadas, com os níveis de glicose aumentando em até 7% nas áreas.

Células cancerígenas normalmente consomam um volume maior de açúcar, mas Nora Volkow e sua equipe não afirmam que o uso prolongado de celulares tenha relação com o surgimento de tumores no cérebro. "Mais estudos são necessários para analisar os efeitos no longo prazo, inclusive quanto ao aparecimento de câncer", diz a especialista.

Fonte: G1

Dia Mundial da Internet Segura: o que precisa estar no radar do internauta

Hoje (8/2) é o Dia Mundial da Internet Segura, uma iniciativa que une 65 países, com o intuito de promover o uso seguro da web. O projeto foi organizado pela Rede INSAFE, uma organização que trabalha com o intuito de incentivar o uso consciente da internet nos países da União Europeia. Neste ano, a mobilização tem o seguinte tema:  “Estar online é mais que um jogo. É sua vida”.

O que não faltam são sinais de que apesar do uso intensivo que as pessoas fazem da internet, ainda falta consciência sobre o impacto que as atividades no ambiente virtual podem ter para a vida real. Um estudo recente da McAfee, por exemplo, constatou que quase metade dos adolescentes brasileiros entre 13 e 17 anos publica sua localização em perfis de redes sociais. Além de curioso, o dado é alarmante."Temos inúmeros jovens que constantemente vêm sendo lesados por conta de sua própria imprudência, ao cadastrar  um telefone na internet ou falar sobre onde frequentam", destaca o colunista do Olhar Digital José Antonio Milagre, advogado e perito especialista em crimes digitais. "Com essas informações, o criminoso digital pode aplicar um golpe", acrescenta.

Para o criminoso digital o simples fato de ele saber que a pessoa está online é muito útil. Por isso, é preciso ter cuidado até em aceitar novos contatos nos chats das redes sociais ou nos sistemas de mensagens instantâneas, como Messenger. Milagre explica que ao detectar que um usuário está conectado, os crackers (criminosos virtuais) conseguem fazer uma varredura da máquina da vítima para colher dados e praticar crimes.

As redes sociais, por sinal, são um ambiente ainda bastante vulnerável. A Digital Society, grupo que tem o papel de ajudar a formular o pensamento de uma sociedade na área digital, teve acesso às notas de segurança do Twitter e do Facebook e descobriu que uma série de vulnerabilidades.

Segundo a empresa, o problema é que essas redes sociais não permitem a proteção completa via Secure Sockets Layer (SSL) e criam sessões sem criptografias para o usuário. Mesmo com os logins criptografados, eles não são autenticados. Isso significa que não é possível, a partir do navegador do usuário, verificar a identidade dos sites. No Facebook um invasor poderia ter acesso a quase tudo de uma conta, como enviar e ler mensagens pessoais e fazer atualização de status. A única exceção de acesso seria reconhecer o nome do usuário e a senha.

O programador Miguel Targa acredita que, a cada dia, as pessoas postam mais informações pessoais na internet, confiando em empresas que nem sempre têm páginas seguras.”Por mais famoso que seja o site, ele pode conter falhas, até porque essa banalização da profissão de programador tem levado ao mercado de trabalho pessoas incompetentes", cita Targa, que acrescenta: "Claro que os usuários não são culpados por erros dos programadores, mas quem sofre são os internautas. Por isso, é importante prestar muita atenção”.

Para incentivar os brasileiros a usar a internet de maneira segura, a ONG SaferNet Brasil, o Comitê Gestor da Internet e o Ministério Público desenvolveram atividades como oficinas, palestras, peças teatrais, intervenções urbanas e outras ações que deverão seguir por todo ano.  Para saber mais informações sobre projeto, clique aqui e acesse o site.


Fonte: Olhar Digital

Facebook registra escritório em São Paulo e conta com executivo da Google

Um um fenômeno que já acontece em outros países, o Facebook roubou do Google o seu principal executivo no Brasil. A rede social anunciou nesta segunda-feira (14) a contratação de Alexandre Hohagen como vice-presidente de vendas para a América Latina. Até agora, ele era vice-presidente do Google para a região.

Hohagen, que trabalha em São Paulo, foi um dos primeiros funcionários contratados pelo Google no Brasil, logo depois que a empresa começou a operar no Brasil, em 2005.

De acordo com o comunicado do Facebook, Hohagen “liderará as operações do Facebook na região e estruturará uma equipe para trabalhar diretamente com marcas locais e globais, em resposta à crescente procura por produtos de marketing do Facebook”.

Em nota, Blake Chandlee, vice-presidente do Facebook e diretor comercial para Ásia-Pacífico, América Latina e Mercados Emergentes, diz que a “América Latina é um espaço sofisticado de marketing online”.

– Por isso, estamos animados por contarmos com o Alexandre para construir e liderar a equipe local para ajudar essas empresas a se conectarem com seus clientes e ter sucesso no Facebook.

Também em nota, o Google diz que “está em busca de um novo líder que possa aproveitar ao máximo as grandes oportunidades que a região, marcada pelo incrível crescimento, oferece”.

Essa é a segunda baixa importante que o Google sofre no Brasil. Em setembro do ano passado, Alex Dias, diretor-geral do Google no Brasil, deixou a empresa para assumir o Grupo Anhanguera Educacional.

O caso brasileiro ilustra a dificuldade que o Google como um todo está enfrentando para reter seus talentos. Empresas menores como o Facebook estão desafiando a empresa e roubando talentos em áreas como a de vendas e de engenharia.
Neste ano, a empresa anunciou que vai bater recorde de contratações e abrir mais de 6.000 vagas. No último ano, o Google contratou 4.500 trabalhadores, o segundo maior número de admissões, abaixo do recorde da empresa até o momento: 6.000 novos empregados em 2007.

Fonte: R7

Banda larga cresce 53% entre 2010 e 2011 no Brasil

Os acessos em banda larga no país somaram 36,1 milhões em janeiro de 2011, o que representa um crescimento de 53% em relação a janeiro de 2010, informou nesta terça-feira (22) o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

Nos últimos 12 meses, as operadoras de telefonia registraram a adesão de 12,4 milhões de novos acessos sendo, em média, 24 novas instalações por minuto. Somente na banda larga móvel – que inclui modems de conexão à internet móvel e aparelhos de terceira geração (3G), como os smartphones – o avanço foi de 85%.

Mais municípios
Em janeiro de 2011, a cobertura da rede de acesso móvel à internet chegou a 88% dos municípios brasileiros (4.897 cidades), que concentram 185 milhões de habitantes (96% da população), informa a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

A presença de pelo menos duas prestadoras de serviços de acesso em banda larga é verificada em 1.551 municípios, sendo 1.035 com menos de 50 mil habitantes.

O sindicato, que representa as operadoras de telecomunicações, nota que a expansão da cobertura das redes de banda larga "tem sido vertiginosa, mesmo com a pesada carga tributária, que varia de 43% a 63% sobre o preço dos serviços e é recolhida diretamente aos cofres públicos, onerando o cidadão".

Fonte: G1

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

NEC lança SmartPhone mais fino do mundo


Pelo menos até o próximo. A fabricante japonesa NEC deve anunciar nesta terça, de acordo com um vazamento em um blog japonês, o NEC MEDIAS N-04C, que tem só 0,77 centímetro. Dá pra passar por debaixo da porta e tudo!

Para efeito de comparação, o iPhone 4 tem quase um centímetro de espessura – na verdade, são 9,3 milímetros. Lançamentos de outras marcas alardeados como ‘os mais finos do mundo’ também perdem: o LG Optimus Black tem 9,2mm, e o Samsung Galaxy S 2 tem 8,49mm. O NEC é o atual campeão, mesmo.

Rodando Android 2.2 (sem surpresas aqui – só lembrar que dos 24 celulares lançados na Mobile World Congress, 24 rodavam Android), o MEDIAS da NEC é pequeno só no tamanho (sempre quis usar essa frase) – na verdade, só na espessura, se a gente também levar em conta o tamanho da tela. Tem sintonizador de TV digital (!), tela touchscreen de 4 polegadas, câmera de 5MP, processador de 800MHz e pesa ridículos 105 gramas, o que significa que o celular pode provavelmente ser carregado por um vento mais forte.

Como todo bom celular japonês, ele tem o dispositivo que permite fazer pagamentos com o celular, substituindo o cartão de crédito. Mas não dá pra se animar tanto se você não mora no Japão: o MEDIAS dificilmente será lançado fora do país, já que aparelhos como esse costumam permanecer em mercados locais

Fonte: Disque Blog

Novas Profissões na área de TI

Nos próximos anos, devem surgir no mercado novas profissões, impulsionadas pelo uso da tecnologia. Na realidade, hoje já convivemos com uma série de cargos que não existiam há alguns anos. Um exemplo é o caso dos profissionais que trabalham para melhorar a posição de uma empresa nos sites de busca, como o Google. Hoje, isso não só virou uma área importante, como tem sido uma ótima fonte de receitas para pessoas como Fábio Riccota, que exerce a função de analista de SEO (otimização de mecanismos de busca, em português).

O trabalho de Riccota atende a uma demanda crescente das empresas: aumentar a visibilidade de suas páginas na internet. No entanto, faltam profissionais qualificados para exercer a função, uma vez que é uma área nova, para a qual não há cursos específicos.

"Eu estava em um ambiente com vários programadores que faziam SEO juntos. E eu comecei a perguntar para as pessoas como eu poderia aprender isso. Aí eles me indicaram alguns fóruns americanos e cartilhas. A partir daí, eu comecei a aprender", conta Riccota, ao lembrar como conseguiu entrar na área.

Além do analista de SEO, outro tipo de novo profissional que também está em alta é o analista de mídias sociais. Thiane Loureiro está entre as poucas pessoas que já exercem a função no Brasil. Ela conta que decidiu largar o jornalismo e ingressar nessa área, o que exigiu muita insistência e buscar conhecimentos por conta própria. "No comecinho do Twitter, eu seguia todo mundo, ia atrás pra saber o que cada um estava usando e fazendo", conta, acrescentando: "Aí, fui criando esse conhecimento e hoje consigo trabalhar com isso."

Mas, assim como na área de SEO, entre analistas de mídias sociais a história se repete: faltam profissionais e não há formação específica para quem quer ocupar um cargo nesse setor. "Essas profissões do futuro não têm faculdade hoje. As caracteristicas comportamentais é que são mais importantes", explica o diretor de recursos humanos Fernando Mantovani.

Para Thiane fazer cursos na área é importante, mas correr atrás e praticar faz muito mais diferença para quem quiser buscar uma oportunidade nessas novas profissões que surgem na área de tecnologia. Já para Ricotta, é essencial não perder tempo, uma vez que o mercado de TI se movimenta com muita rapidez.


Lançamento do iPad 2 é adiado para junho, diz corretora

O lançamento do iPad 2, da Apple, será adiado de abril para junho, segundo confirmou a corretora Yuanta Securities, em nota. O motivo do atraso seria os problemas que a fabricante Hon Hai tem enfrentado na produção do novo design do aparelho.

Fabricantes de componentes tiveram de mudar seus processos de produção depois que a Apple fez mudanças no desenho do aparelho antes do início de fevereiro.

"Nossas avaliações indicam que novos problemas estão sendo encontrados com o novo processo de produção e está levando tempo para resolvê-los", afirma o diretor de ações do setor de tecnologia da Yuanta, Vincent Chen, em relatório divulgado nesta terça-feira (22).

A Hon Hai não quis comentar o assunto. Representantes da Apple não estavam imediatamente disponíveis para falar.

Vendas totais
O relatório afirma que se o lançamento do iPad 2 for mesmo adiado por dois meses, as vendas totais do iPad somarão 23 milhões de unidades em 2011, uma queda ante a previsão inicial da corretora, de 30,6 milhões de unidades.

Fontes da área de manufatura afirmaram anteriormente que o novo modelo do iPad terá câmeras na frente e atrás e que o dispositivo será mais fino, leve e terá tela com melhor resolução que a primeira geração.

Fonte: G1

DJs utilizam o IPad para se fazer música

O iPad não serve apenas para acessar a internet. Em várias partes do mundo, o tablet da Apple já vem sendo usado para pintar quadros digitais, para gravar músicas, para exibir obras de arte, para fazer mágica. Aqui no Brasil, músicos e DJs já descobriram que o iPad pode ser muito útil não só para fazer música como para se apresentar.

Além de tocar diversos instrumentos musicais, como guitarra elétrica, violão e bateria, Junior Lima, que também faz as vezes de compositor e arranjador, usa bastante o iPad em seu projeto eletrônico Dexterz, que tem com o DJ Julio Torres e o violinista Amon Lima. Junior diz que o iPad, “uma das melhores ferramentas musicais” que já conheceu, permite uma maior aproximação com seu público.


- Como ele é sem fio, posso chegar perto da galera e tocar lá na frente.

Quem concorda com Junior é Felipe Graça, o MOTHERBR41N da dupla de DJs paulistana 2Horsemen. Ele comprou o iPad em julho do ano passado “já pensando em usar” na música. Nas apresentações, a dupla conta com um MacBook Pro de 15 polegadas, onde ficam armazenadas as músicas e o programa Ableton Live (software sequenciador musical baseado em repetições, ou loops), que são controlados a distância pelo iPad. Graça conta que, normalmente, existe uma barreira entre o DJ e a pista, que separa o artista do público. O tablet acaba com esse muro.

- Com o iPad, não precisamos mais ficar na cabine. Uma coisa legal que a gente gosta de fazer nas apresentações é pedir para alguém controlar um trecho da apresentação. O Rabih [Aidar, também conhecido como DETHM47CH] vira uma espécie de Guitar Hero e orienta a pessoa: aperta esse botão aqui, libera aquele...

Leia a matéria na integra clicando aqui.

Fonte: R7

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

NT Drive Recovery - Recupere arquivos de HD formatado no sistema NTFS

Depois de formatar o HD você lembra que não fez cópia daquele arquivo importante. Calma! Pode ser que consiga recuperá-lo.

O NT Drive Recovery restaura automaticamente documentos de um HD formatado. Após uma varredura do disco, o programa apresenta uma lista dos arquivos e pastas existentes, para que você escolha quais serão recuperados.

A opção de recuperar todos os arquivos ou pastas está disponível na versão registrada. O programa é compatível com o formato de arquivos NTFS. A empresa lembra que alguns arquivos podem estar corrompidos após a recuperação, mas garantem que a maioria pode ser recuperada.

Fonte: PC World

Transforme seu notebook em um roteador

Se você usa o Windows 7 (exceto na versão Starter) pode transformar seu notebook num ponto de acesso Wi-Fi. Ou seja, outras máquinas podem se conectar à web por meio de seu PC-roteador. Esse recurso é útil, por exemplo, para compartilhar a conexão 3G do notebook com outros dispositivos Wi-Fi. Para isso, você pode usar um aplicativo chamado Connectify, que emprega os recursos de Wi-Fi do notebook e o transforma num roteador sem fio. No notebook já conectado à internet (via cabo ou Wi-Fi), instale o programa. O Connectify abre um assistente de configuração. Dê um nome para a rede (o padrão é Connectify-me). Defina uma senha de acesso (mínimo de oito caracteres). Por fim, indique se o micro está numa conexão local (cabo) ou sem fio. Pronto. O notebook já é um ponto de acesso. Portanto, nele há duas redes: a que chega ao notebook e a recém-criada pelo Connectify. Nesta última está um roteador virtual que emite sinal Wi-Fi por meio do notebook. Veja, agora, como conectar outro notebook ao ponto de acesso virtual. Primeiro, desconecte o micro de qualquer outra rede. Em seguida, na lista de redes disponíveis, escolha a do Connectify e digite a senha.

Fonte: Info Abril

Google promete mudança no visual do Google Chrome

Desenvolvedores de programas para Google Chrome já estão testando algumas mudanças na interface do navegador que irão surgir em uma próxima versão. De acordo com o site do projeto Chromium, o Google pretende modificar principalmente a barra de endereços do browser, para que a janela tenha mais espaço para a navegação.

A intenção é retirar a barra de endereços, que só ficaria visível caso o usuário passasse o cursor do mouse sobre determinada parte do navegador. A modificação é similar a que será encontrada na versão final do Internet Explorer 9, porém o Google pretende liberar ainda mais espaço para visualizar a navegação na web.

O Chrome também pretende aumentar a demanda de aplicativos web, para que os usuários tenham um melhor controle da sua área de conteúdos. Atualmente o Chrome possui mais de 120 milhões de usuários e, embora atualizações do browser aconteçam a cada seis semanas, esta mudança na interface do usuário ainda está em desenvolvimento e o Google não confirma se as alterações serão disponibilizadas para todos.

Fonte: Info Abril
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...