terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DJs utilizam o IPad para se fazer música

O iPad não serve apenas para acessar a internet. Em várias partes do mundo, o tablet da Apple já vem sendo usado para pintar quadros digitais, para gravar músicas, para exibir obras de arte, para fazer mágica. Aqui no Brasil, músicos e DJs já descobriram que o iPad pode ser muito útil não só para fazer música como para se apresentar.

Além de tocar diversos instrumentos musicais, como guitarra elétrica, violão e bateria, Junior Lima, que também faz as vezes de compositor e arranjador, usa bastante o iPad em seu projeto eletrônico Dexterz, que tem com o DJ Julio Torres e o violinista Amon Lima. Junior diz que o iPad, “uma das melhores ferramentas musicais” que já conheceu, permite uma maior aproximação com seu público.


- Como ele é sem fio, posso chegar perto da galera e tocar lá na frente.

Quem concorda com Junior é Felipe Graça, o MOTHERBR41N da dupla de DJs paulistana 2Horsemen. Ele comprou o iPad em julho do ano passado “já pensando em usar” na música. Nas apresentações, a dupla conta com um MacBook Pro de 15 polegadas, onde ficam armazenadas as músicas e o programa Ableton Live (software sequenciador musical baseado em repetições, ou loops), que são controlados a distância pelo iPad. Graça conta que, normalmente, existe uma barreira entre o DJ e a pista, que separa o artista do público. O tablet acaba com esse muro.

- Com o iPad, não precisamos mais ficar na cabine. Uma coisa legal que a gente gosta de fazer nas apresentações é pedir para alguém controlar um trecho da apresentação. O Rabih [Aidar, também conhecido como DETHM47CH] vira uma espécie de Guitar Hero e orienta a pessoa: aperta esse botão aqui, libera aquele...

Leia a matéria na integra clicando aqui.

Fonte: R7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...