quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Apple: em busca da bateria perfeita

Enquanto a capacidade de processamento dos celulares se aproxima cada vez mais da velocidade dos computadores pessoais, o desafio das fabricantes passa a ser outro: desenvolver tecnologias de energia mais eficientes e duradouras.


Quem tem um smartphone – qualquer um! – provavelmente não está satisfeito com a duração da bateria dele. Wi-Fi, 3G, jogos e vídeos consomem uma quantidade de energia acima da média e, antes que você perceba, precisa recarregar o celular todo dia. Se esquecer de levar o carregador ao trabalho, ferrou. Quem nunca mandou e-mail coletivo ou falou em voz alta no escritório algo como “Quem tem um carregador de (insira aqui a fabricante do seu aparelho)?”


Enquanto os carregadores não adotam de vez o padrão universal – essa perspectiva já é realidade! – a Apple corre atrás de desenvolver uma bateria de lítio que dure mais do que as tradicionais sem aumentar de tamanho.

O rumor é do Apple Insider, dando conta de uma nova patente publicada pela empresa no registro norte-americano de patentes na última semana. Chamado de “Aumentando a densidade da energia em baterias de células de lítio recarregáveis”, o documento descreve uma tecnologia de recarga para as baterias chamada CC-CV, que permitiria que o material de que é feito o anodo da bateria fosse mais eficiente energeticamente, sem aumentar nem o tempo de recarga, o ciclo de vida ou o tamanho da bateria.

É importante lembrar que a Apple tem patente até de bicicleta com iPod embutido, e estamos provavelmente meio longe de ver algo assim no mercado. Mas não deixa de ser um esforço muito apreciado.

Fonte: DisqueBlog
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...