sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

7.344 GHz: novo recorde de overclock para processadores AMD

Em 2004, no auge da era Pentium 4, a Intel anunciou que pretendia lançar chips operando a 10 GHz até o final da década. Entretanto, devido à dissipação térmica, gate-leakage e outros fatores, o clock dos processadores ficou estacionado na casa dos 3.0 GHz pela maior parte da década e apenas agora estamos vendo alguns modelos chegarem à casa dos 4.0 GHz. A evolução dos processadores passou a ser direcionada à inclusão de mais núcleos, mais caches, GPUs e outros aceleradores dedicados, em vez do simples aumento do clock como antigamente.

O uso de técnicas atualizadas de fabricação têm sim possibilitado o uso de frequência de operação muito altas; o grande problema é que só é possível tirar proveito delas em situações onde tanto o consumo quanto o aquecimento dos chips não é um problema. Recentemente, a falta do que fazer com o dinheiro dos americanos têm oferecido um cenário exatamente assim: os concursos de overclock, onde o uso de nitrogênio e hélio líquido, e de outros tweaks têm permitido que os processadores sejam levados até o limite.

No último concurso organizado pela Gigabyte, um participante de Hong Kong foi capaz de de levar um Phenom II X4 965 Black Edition a impressionantes 7.344 GHz, usando apenas gelo seco para o resfriamento do processador. Esta marca impressiona não apenas pelo fato de ser o novo recorde para processadores AMD, quanto pela relativa facilidade com que foi obtida, usando uma Gigabyte GA-890FXA-UD7 sem modificações e gelo seco para o resfriamento, em vez de nitrogênio ou hélio, que oferecem temperaturas bem mais baixas:
Isso mostra outra face destes concursos de overclock: muitas vezes o resultado é definido por quem tem mais sorte em conseguir obter um processador com a melhor margem. Não existem dois processadores iguais: mesmo dois processadores produzidos usando o mesmo wafer de silício podem suportar frequências de operação muito diferentes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...