quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Apple confirma intoxicação de 137 operários em fábrica na China

A Apple admitiu em seu recém publicado relatório sobre atividades em 2010 que 137 trabalhadores de uma fábrica em Suzhou, na província chinesa de Jiangsu, foram intoxicados por uma alta exposição à substância química n-hexano.

O incidente ocorreu em uma fábrica da Wintek, fornecedora da Apple – a empresa de Steve Jobs pediu que a fabricante deixasse de usar o n-hexano em sua produção.

A criadora do iPad e do iPhone também afirmou que solicitou que a Wintek melhore seu sistema de ventilação e que, após suas exigências, os funcionários não voltaram a apresentar problemas de saúde.

A Wintek pagou o tratamento médico, alimentação e salários dos trabalhadores doentes. Além disso, segundo o relatório da Apple, a maior parte dos contaminados já se recuperou e retornou ao trabalho.

No entanto, outro documento apresentado por 36 grupos ambientalistas na China informou que vários trabalhadores foram retirados de seus cargos sem indenização.

A exposição a altos níveis de n-hexano pode causar dano ao sistema nervoso periférico e à medula espinhal, provocando fraqueza muscular, infertilidade masculina e paralisias.

No ano passado, outro fornecedor da Apple na China, a Foxconn, que fabrica o iPhone e o iPad, testemunhou uma onda de suicídios de seus funcionários em fábricas em Shenzhen (sul da China). No relatório anual, a Apple mostrou sua "preocupação e tristeza" pelos ocorridos.

Fonte: R7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...